segunda-feira, 21 de julho de 2008

Primeiro dia da Semana Clássica

O Coral Santa Mônica e o grupo Frutos da África se apresentaram na Capela Santo Antônio, no primeiro dia da Semana Clássica do III Festival de Inverno de Conselheiro Lafaiete. Ambos possuem sede no bairro São João. O público presente participou das músicas com palmas e ovacionaram fervorosamente os artistas. O regente convidado para auxiliar os cantores foi Geraldo Vasconcelos. "A cidade não possui muitos regentes. Quando novos grupos surgem, de fato, é necessário buscar ajuda com quem é mais experiente. Trabalho aqui há mais de treze anos", confidenciou Vasconcelos.
O Coral santa Mônica existe desde 1982 e pertence à Paróquia de São João Batista. "Somos 30 pessoas. Hoje, apenas a metade participou. Pertenço à equipe há 23 anos. Ensaiamos na casa da minha mãe e cantamos em outras cidades. Geralmente em igrejas e casamentos, mas também fazemos eventos culturais e serestas", afirmou uma das coordenadoras do grupo, Conceição da Silva Morais. Ela dirige o Santa Mônica com mais duas pessoas: Valter Antonino e Fátima Aparecida.

Frutos da África é um movimento negro atuante em Conselheiro Lafaiete há 15 anos. Ele estreou como coral hoje. "Nosso forte é a dança afro. Trabalhamos com compositores negros e produzimos nossa própria música. Agora investiremos no coral, esta foi a nossa primeira vez cantando ao público", disse Cláudia Claret. Ela e sua irmã, Maria Raimunda, estão à frente da equipe. Filhas do finado congadeiro da cidade, Agostinho Balbino, nasceram e cresceram no meio do Congado.

Para quem se interessa por este tipo de corrente, pode se inscrever para participar do grupo. "Aceitamos membros novos, independente da etnia, pois há um pouquinho de negro em cada um de nós", afirmou Maria Raimunda. O contato do Frutos da Terra é 3762-1971 ou 3762-0254.