sábado, 12 de julho de 2008

Música ao vivo e tira-gosto na Praça do Cristo


Hoje, 4° dia do III Festival de Tira-Gosto de Buteco, a banda barbacenense, Rodrigo Nézio e Duocondé Blues se apresenta na Praça do Cristo junto às barracas dos bares concorrentes.


Daniel Bravo se apresentou para as pessoas que prestigiaram o 3º dia do festival de tira-gosto. Este concurso conta com 5 jurados. Eles degustam os petiscos de cada bar de acordo com um sorteio prévio. Cada dia um prato é provado e recebe sua pontuação. Além dos 5 escolhidos, os populares também podem votar. A organização do evento distribui canhotos. Eles devem ser preenchidos e depositados em uma urna situada no local da degustação. Os votos são lacrados todos os dias para serem contabilizados ao findar a competição.

O concurso possui clima de festa. "Vim todos os dias. Tenho me divertido muito. Noto alegria nas pessoas ao meu redor e nos barraqueiros também. O ar de disputa não tem prevalecido. Esta premiação assemelha-se a uma grande confraterniazação", afirmou Rodrigo Teixeira.

Segundo dia no circo


No dia 11 de julho, o Fantástico Circo Show, de Ibirité, apresentou-se sob a Lona do Circo Vitória. O espetáculo arrancou gargalhadas e admiração em crianças e em adultos. "O palhaço Pimentão é muito engraçado, mas a senhora que estava ao meu lado riu bem mais que eu", observou Hiago Augusto de 6 anos. Valdir, o Palhaço Pimentão, trabalha no circo há quase 3 décadas. "Vivo no circo como palhaço desde 1980. Antes era Circo Fantástico. Adotamos o nome atual no meio da década de 90", afirmou o artista. O espetáculo desta noite faz parte da programação que reverencia o circo este ano no FACE. Esta é a 1º Olimpíada entre circos mineiros. "É prazer me apresentar em Conselheiro Lafaiete. Parabenizo esta cidade por apresentar um festival tão rico em cultura", comentou Pimentão.
Uma bateria de competições da Olimpíada Circense começara às 14h no dia 12 de julho, sábado. O Grupo Circo Aloma se apresentará às 19h30m.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Espetáculos de circo até domingo


Shows esquentam a Praça do Cristo

Fãs da banda Maria Tonteira compareceram à Praça do Cristo na quinta-feira para assisti-los. O segundo dia do III Festival de Tira-Gosto de Buteco reuniu ainda mais jovens. "Esta banda é muito boa. O pessoal toca bem e só o rock para esquentar aqui na praça", disse o estudante Pedro Carlos, ao lado de sua turma de amigos.

Apesar do frio, as pessoas têm prestigiado os bares e os grupos musicais. "Este ano provarei o que cada bar trouxe e estarei em todos os shows. O jeito será agasalhar e me divertir", afirmou Sávio Halfeld ao aprovar a agenda do festival.

Hoje o show é de Daniel Bravo às 21h na Praça do Cristo. Convide seus amigos e compareça.

9° FACE Começou e o Circo Chegou

Começou, oficialmente a Mostra Circense, do 9º Festival de Artes Cênicas - FACE. Este ano o mote é o circo. Houve uma carreata pelo centro da cidade levando o público à Lona do Circo Vitória na Vila dos Engenheiros. Do dia 10 ao dia 13 de julho, os lafaietenses terão a oportunidade de assistir a espetáculos de outras cidades. Esta mostra é a 1° Olimpíada Circense da cidade e de Minas Gerais. Este intercâmbio, entre tradicionais circos mineiros, terá atividades como apresentações aos espectadores, oficinas, debates e palestras.
Quatro circos participam desta primeira edição e estão marcados para as 19h30m:

-Circo do Palhaço Lingüeta, Família Nogueira de Vespasiano. Espetáculo dia 10 de julho.

-Fantástico Circo Show de Ibirité. Espetáculo dia 11 de julho.

-Grupo Circo Aloma. Espetáculo dia 12 de julho.

-Circo Vitória. Espetáculo dia 13 de julho e partir das 19h.
Este ano o FACE reverencia o circo e seus artistas. Darcília Campos Rezende, do Circo Vitória, é a homenageada deste ano. "É um prazer imensurável participar deste festejo e divulgar a arte circense", disse a matriarca do circo Vitória, após a apresentação do Palhaço Lingüeta. O circo é umas das mais antigas artes de espetáculos do mundo. Teve origem em povos nômades da Eurásia. Existem muitos tipos de circo: de rua, tradicional, chinês, russo. O universo circense é na verdade um conjunto de diversas artes: malabares, palhaço, acrobacias, ilusionismo. A maioria das companhias de circo começa e continua nas famílias. "Comecei a trabalhar no picadeiro há dois anos. Vi meu irmão e meu pai numa fita de vídeo e me interessei. Meu pai criou meu persongem e hoje divirto as pessoas sendo o Palhaço Sorriso", comentou Aleff Nogueira, garoto de 13 anos, filho do Palhaço Lingüeta.

Entre os dias 14 e 20 de julho, o FACE apresentará espetáculos teatrais na Casa do Teatro, nas praças da cidade e no teatro municipal. Confira a programação no nosso blog e nos livretos distribuídos pela organização ou na Casa de Cultura.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Atividades do III FICO Lá


O III Festival de Gastronomia de Conselheiro Lafaiete apresentou seu último concorrente no dia oito de julho. Este ano 8 restaurantes disputaram o troféu Comida Cinco Estrelas: Amorycana, Espaço Fabmar, Moinho Velho, Mirante, Santa Cuia, Globo, Sobrado e Cia e Fazenda dos Macacos. Este concurso premia o melhor prato tipicamente mineiro criado pelos próprios estabelecimentos. O resultado sairá até o fim desta semana.
Para dar seqüência ao III FICO Lá, shows foram agendados para os cinco dias do III Festival de Tira-Gosto de Buteco. Os bares concorrentes são: Água Doce, Bar do Chef, Botequim 22, Guaca Bar, Marrom Glacê e Via Real. Uma estrutura foi montada para receber os bares e o público na Praça do Cristo, onde se encontram barracas com os respectivos aperitivos. Este festival acontece entre os dias 9 e 13 de julho na Praça do Cristo a partir das 18h.

O primeiro show foi do Filho dos Hippies. "Não tocávamos juntos há dois anos. Estamos aqui um pouco improvisados", disse um dos cantores da banda, Zaum ao atender pedidos dos fãs. O músico ainda chamou Raphael Gherardi para tocar com o grupo no palco. "Gherardi já foi um dos nossos e vai dar uma palhinha hoje para a moçada", anunciou o cantor ao convidar seu ex-companheiro de banda.

Maria Tonteira se apresenta hoje, dia 10 de julho. Dia 11 será a vez de Daniel Bravo de Belo Horizonte mostrar suas músicas. A banda de Barbacena Rodrigo Nézio e Duocondé Blues está marcada para dia 12. Para encerrar o festival de buteco, show com o cantor vencedor do 1° Festival da Canção de Lafaiete - Canção em Lá, Fred Santos, a partir das 21h.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Costelinha com Orapronobis fecha o festival de gastronomia


O Restaurante Fazenda dos Macacos apostou na Costelinha com Orapronobis para encerrar o III Festival de Gastronomia. "Escolhemos esta verdura por tê-la conhecido em um festival em Sabará. Ela é vista como comida de pobre por ser muito forte e quente. Hoje nós a temos na nossa horta orgânica", explicou um dos proprietários do restaurante, Francisco Vieira. O ator de Cristiano Otoni Robinson, deliciou-se com o prato e parabenizou a direção da casa. "A Fazenda dos Macacos é sempre uma grande expectativa. A atmosfera do lugar e o carisma dos proprietários foram ingredientes a mais na noite de degustação", disse o ator ao cumprimentar Francisco Vieira.

A dupla Daniel e Rafael Bittencourt complementaram a noite. Eles cantaram um repertório diversificado e atenderam pedidos do público que lotou as instalações da Fazenda.



segunda-feira, 7 de julho de 2008

Feijoada Completa no Sobrado e Cia.


O Restaurante Sobrado e Cia lotou como se fosse fim de semana. A Feijoada Completa repetiu as últimas noites do festival: música ao vivo, casa cheia e animada. "A feijoada é um prato nosso. É a cara de Minas. Pensei em fazê-la um pouco mais leve, pois assim as pessoas ficariam satisfeitas e teriam ainda mais prazer em experimentá-la", disse Sobrado sobre sua produção.
Fabiano Alves se apresentou com um repertório bem diversificado. Ele mesclou canções contemporâneas a hits mais antigos para agradar a todos. Alguns concorrentes do restaurante do dia estavam presentes."Vejo meus colegas comerciantes aqui e penso como é bom este tipo de disputa. Concorremos, mas sabemos o quanto esta festa é importante para nos unirmos ainda mais. Todos ganhamos", ressalta Sobrado.

domingo, 6 de julho de 2008

Sushi Mineiro no Globo



Na noite de domingo, 6 de julho, o Restaurante Globo desvendou seu prato concorrente: Sushi Mineiro."Este prato já existia. Eu o conheci em Belo Horizonte. Pensei nele para o festival e o adaptei", confidencia o Cheff do restaurante, João Carlos. "Para dar um toque especial, além do tropeiro e couve produzi uma geléia de pimenta e acrescentei lingüiça para deixar este sushi ainda mais típico", arremata João Carlos.
Os seguidores do festival sentem-se satisfeitos com a edição deste ano. "O III FICO Lá tem me surpreendido. Sigo o festival desde a sua criação e estou feliz por ver os restaurantes cheios. A cidade só tem a ganhar com eventos enaltecedores da cultura local", depoimento do cantor Erick ao constatar a quantidade de pessoas ao seu redor.
Os degustadores do 6° prato concorrente ainda se divertiram com o show de Raphael Gherardi e a participação de Lurdinha Carvalho e Núbia Antonucci. Ambas deram uma palhinha a convite do músico no fim de sua apresentação. "Quero participar de vários festivais sob esta direção. Vocês estão de parabéns", fala do cantor ao agradecer os convidados e a SECULT pelo festival.
Confira os convidados desta noite na galeria de fotos.

Diversão de domingo: teatro na rua Brasil


Para quem procura diversão no fim de semana o teatro é uma boa opção. O espetáculo Procura-se um Romeu conta a história de nove mulheres que idealizam e aguardam por um príncipe encantado. A comédia estreou ontem. Hoje o elenco a apresenta novamente, a partir das 20h na Casa do Teatro (antigo Passatempo). O endereço é rua Brasil, 218, centro.

Informações e ingressos pelo telefone 3721-2601.

1º Café na Praça com Mostra de Quitandas


Conselheiro Lafaiete amanheceu neste domingo, 6 de julho de forma diferente. Após a tradicional missa das 7h na Matriz as pessoas presenciaram uma novidade no centro da cidade. A Praça Tiradentes foi palco do 1° Café na Praça com Mostra de Quitandas. Enquanto a Banda Cultura Racional Universo em Desencanto tocava, os padeiros e confeiteiros divulgavam seus produtos. "Fizemos um curso de Padeiro Confeiteiro realizado com verbas do Fat Fundo de Amparo ao Trabalhador. Projeto desenvolvido em parceria com o Roda Moinho", afirmou Maria Madalena ao mostrar seus doces e roscas. Este programa capacitou jovens dispostos a entrar no mercado de trabalho de acordo com a demanda. "Recebi aulas gratuitamente por mais de duas semanas e agora confecciono produtos de padaria e tive a oportunidade de exibí-los na praça", contou Amanda, agora jovem padeira. Apesar do frio muitas pessoas tomaram ou reforçaram seu café da manhã com música ao vivo e guloseimas dos novos profissionais.



A Casa de Artesanato estava aberta às visitações. Ela emprestou aos quitandeiros um casal simpático de bonecos que foi uma das atrações do evento. Muitas pessoas tiraram fotos e os olhavam com curiosidade. Os bonecos foram produzidos em tamanho real e ainda não têm nomes. Por isso mande sugestões para denominá-los. Há fotos deles no blog, porém eles ficam expostos no Solar dos Furtado Amaral na Praça Tiradentes. O e-mail para contato é u.horacomunicacao@yahoo.com.br . Participe e escolha os nomes do casal.