sábado, 5 de julho de 2008

Santa Cuia e Picanha Suína



O Restaurante Santa Cuia apresentou seu prato com show de Gil Freitas. O Cheff Jafson explicou a escolha dos ingredientes da Picanha Suína à Moda Santa Cuia."Escolhemos açafrão, que é muito utilizado no norte de Minas, para colorir o arroz. Quanto a couve, nós a fritamos com o toque de azeite e ervas para acompanhar esta carne nobre: a picanha suína" , detalhou o cozinheiro. Gil Freitas cantou músicas nacionais e convidou amigos para dar uma palhinha ao longo de sua apresentação.






sexta-feira, 4 de julho de 2008

Frango Caipira com Quiabo no Moinho Velho

Moinho Velho apresentou seu prato:Frango Caipira com Quiabo."Escolhemos esta comida iguaria por ser muito típica ao nosso estado. Não há nada mais mineiro que um franguinho caipira com uma verdurinha", afirmou Edvaldo Pires Fernandes. Ele é sócio do restaurante juntamente com seus três irmãos. O quarto dia do festival gastronômico não deixou a desejar, casa cheia e música ao vivo foram um tempero a mais para a noite. Sidney Augusto cantou sucessos contemporâneos e relembrou o passado com canções de décadas passadas.

Temporada de Artesanato

Após as 14h houve exposição no Espaço Lafayette. Waldira Barbosa ministrou oficina de montagem de um caleidoscópio para alunos da rede municipal de ensino. O evento ficará aberto ao público do dia 4 de julho ao dia 30.
Outra exposição ocorreu na Casa do Artesanato na Praça Tiradentes. A partir das 16h o público pode conhecer a 1° Feira de Inverno da Casa de Artesanato João Salgado.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Muqueca no Mirante

O terceiro prato concorrente foi a Muqueca Mineira no Mirante. Casa lotada para saborear a iguaria. Núbia Antonucci e Juninho Queiroz animaram a noite e agradeceram aos convidados."Muito bom ver tanta gente aqui. Conto com vocês para seguirem conosco neste festival", disse a cantora ao anunciar a última música da noite.

Tela de Cidinha Dutra vira selo



Conselheiro Lafaiete recebeu um selo postal comemorativo para festejar o III FICO Lá. Esta marca oficial se desenvolveu a partir de uma admiração da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo - SECULT pela tela Congado Mineiro de Cidinha Dutra . "Há mais de um ano a Secretaria de Cultura tenta lançar o selo na cidade, mas só agora foi possível", ressaltou a artista.

Para que esta vontade se realizasse, a SECULT entrou em contato com o Ministério das Comunicações em Brasília. No dia 3 de julho, a agência de Correios e Telégrafos lançou o selo com uma identidade cultural da cidade. "É mais uma forma de divulgar a cidade. O selo é utilizado nacionalmente. Sinto-me muito honrada e feliz", agradeceu a artista.


*Inauguração do Posto de Informações Turísticas


Conselheiro Lafaiete ganhou três postos de informações turísticas: um na Casa do Artesanato, outro no Museu Ferroviário e ó terceiro no Restaurante Globo. Este último está situado na BR 040, no bairro Carijós. O trabalho nele será desenvolvido por estagiárias de Turismo. A elas caberão fornecer informações aos visitantes de passagem pela cidade. Os dados, também poderão ser acessados por meio de um computador conectado à Internet. "Pretendo angariar mais parcerias para incrementar este projeto. Colocarei propaganda e assuntos pertinentes ao município nas mesas, nas iguarias para que as pessoas levem consigo uma boa imagem e a repassem em conversas informais." Contou Murilo Alvarenga, proprietário do estabelecimento.

A casa se preparou para a ocasião com caldos, servidos à vontade, exposição do trabalho dos participantes das oficinas de artesanato Faço Arte sob a coordenação de Izabel Vitorino e música ao vivo com Flávio Caju e Rafael.

*III Festival de Gastronomia




A culinária, uma das riquezas mineiras, também está presente no III FICO Lá. Diversos restaurantes e bares concorrem aos prêmios de Comida cinco estrelas e melhor tira-gosto de buteco. Um dos principais quesitos dos concursos é manter as tradições mineiras no preparo dos pratos. “Caracteriza a comida mineira, o uso de ingredientes fáceis de encontrar na horta e quintal, como verduras, temperos, carnes de porco e frango, principalmente”, acrescenta a historiadora Mauricéia Ferreira Maia. No dia trinta de junho o restaurante Amorycana apresentou seu prato concorrente: Galinhada Caipira ao som de Daniel Cancela e Sandro Benedita. Apesar de estar situado em um bairro afastado da cidade, a casa ficou lotada. "Vim prestigiar e conferir o paladar da galinhada. É extremamente importante fomentar e divulgar a cultura da nossa terra." Comenta Marcos Nazário ansioso para experimentar o prato do dia.


O segundo concorrente a se apresentar foi o restaurante Espaço Fabmar. A invenção para este ano foi o Angu "Invocado" com a apresentação de Lurdinha Carvalho."Gosto muito do clima de festival. Tudo cheira à festa e à arte." Disse a cantora na hora do intervalo de sua apresentação.

*Festival de Violas


As violas de Queluz abriram o III Festival com intensa programação entre os dias 27 e 29 de junho na Praça Tiradentes e na Biquinha. Foram três dias de animadas apresentações dos violeiros da cidade e região. Violeiros da Biquinha, Viola Iluminada da cidade mineira Santa Luzia, Danilo Mendes e Tonny e Benner e Banda/BH se apresentaram ao público. Dentre as pessoas que acompanharam as violas pela cidade estavam muitos jovens. "Sertanejo não é bem o tipo de música que escuto regularmente, mas festivais deste gênero são bem vindos para movimentar a cidade nas férias." Confidenciou Thiago Antônio de 17 anos ao lado de sua turma de amigos com mesma faixa etária.
Além da música caipira, os lafaietenses se divertiram com a inauguração das fontes luminosas das Praças Tiradentes e Chiquinho Furtado, com a cavalgada dos Amigos da Lua Cheia e Missa Sertaneja no salão paroquial Nossa Senhora da Conceição.

*Terceira Edição do Festival de Inverno de Conselheiro Lafaiete


No mês de julho, a terceira edição do Festival de Inverno de Conselheiro Lafaiete – FICO Lá promete aquecer as noites em Lafaiete. Serão 30 dias de música, arte, culinária, cultura e muita diversão que além de oferecer lazer e descontração mostrará um pouco do talento da gente de nossa terra.

Além das semanas de viola, gastronomia, comida de buteco, música clássica e festival de artes cênicas, este ano dois diferenciais enriquecem o festival, a olimpíada de circo e festival de bandas de garagem.

Entre delícias mineiras, música, artesanato, teatro, dança, arte e cultura os organizadores pretendem repetir o sucesso dos anos anteriores.