quinta-feira, 24 de julho de 2008

Noite do coral Jovens a Mais Tempo e Escola Queluziana de Violas

Nesta quinta-feira, dia 24 de julho, o Coral Jovens a Mais Tempo e os alunos da Escola Queluziana de Violas executaram suas músicas para o público. Todos os dias, desde segunda-feira, dia 21, a Capela de Santo Antônio abriu suas portas para acolher cantores, músicos clássicos e convidados.

O primeiro grupo da noite, foi o Coral Jovem a Mais Tempo. Eles apresentaram duas peças sob a regência de Geraldo Vasconcelos.

Para enaltecer a cultura de Conselheiro Lafaiete, o diretor da Casa de Cultura, Luiz Otávio, falou da importância das violas da cidade antes de anunciar a Escola Queluziana de Violas. "Desde o século XV, as violas eram utilizadas, em larga escala, em jograis e cantares trovadorescos em Portugal. A viola artesanal de Queluz ganhou fama nacional e internacional por meio de duas famílias de Queluz de Minas, atual Conselheiro Lafaiete, os Meirelles e os Salgado. Estas famílias, repassaram a arte por gerações e até meados do século passado, ainda fabricavam violas", discorreu o diretor. A viola confeccionada em Queluz de Minas era valorizada nesta categoria de instrumento, assim como a marca Stradivarius é relacionada ao violino.

Dispostos no altar, os violeiros entoaram seis canções. Para fechar o espetáculo da noite, Vinícius Chaves Corrêa, tocou em seu acordeom, um tango argentino. O músico é autodidata e há pouco tempo está com os violeiros. "Aprendi a tocar, sozinho, aos 12 anos de idade. Trabalho a convite de outras bandas sertanejas, com este grupo estou apenas há um mês. Este tipo de festival é muito bom para a cidade que pode assistir a grupos diferentes, gratuitamente e para nós artistas, pois podemos mostrar nosso trabalho", afirmou Vínícius.
A professora Daniella Cordeiro escolheu as violas por causa da tradição. "Sou natural de Congonhas e trabalho aqui, em Lafaiete, há um ano e três meses, lecionando na Escola Queluziana de Violas. Estudei música na Universidade Federal de Minas Gerais e tive como projeto trabalhar com música caipira aqui por tratar-se de berço das violas renomadas de Queluz", explicou a professora dos violeiros.
Daniella Cordeiro falou sobre a importância da Semana Clássica. "Este tipo de atividade valoriza e promove a cultura local. Mais pessoas passam a conhecer artes próximas a elas que não ficam à mostra, normalmente."
A professora ainda disse contar com 20 pessoas em seu grupo e que em agosto abrirá mais vagas para a escola. " Nossas reuniões são semanais, toda quarta, das 14h às 17h, na sede da Banda dos Aposentados. Músicos que quiserem se unir a nós, as portas estão abertas. Para quem não sabe e se interessa em aprender a tocar, também estamos disponíveis a partir do próximo mês", anunciou.
Na sexta-feira, dia 25, os grupos agendados para a audição na Capela Santo Antônio, a partir das 20h, são Madrigal Roda Viva e Madrigal Roda Viva Infanto-Juvenil. Eles lançarão, oficialmente, o 10º Encanta Lafaiete, um festival internacional de Corais.