sexta-feira, 25 de julho de 2008

Estréia do Coral Madrigal Roda Viva infanto-juvenil e Lançamento do X festival de Corais

O Coral Madrigal Roda Viva infanto-juvenil se apresentou com o coral adulto da mesma associação, nesta sexta-feira na Capela Santo Antônio. "Este aqui é o nosso sonho. É a primeira vez que nosso coro infanto canta em público", confidenciou o maestro regente da noite, Geraldo Vasconcelos, ao anunciar os jovens cantores.
Antes de convidar o coral, os convidados assistiram a um vídeo mostrando as atividades do Festival Internacional de Corais. Seu início será no fim de outubro. Ele contará com equipes de várias cidades como São João Del'Rey, Congonhas, quinze corais lafaietenses e de Portugal, Argentina e Hungria. Destes países, ainda se espera confirmação.

Geraldo Vasconcelos aproveitou a oportunidade para avisar de uma nova empreitada na cidade. "Toda segunda sexta-feira do mês, a partir de setembro haverá audição clássica e gratuita nesta capela. Este lugar é acolhedor e este tipo de arte se tornará mais comum em Conselheiro Lafaiete", profetizou o maestro.
André Zebral explicou, entre uma canção e outra, a gênese do coro à platéia. "O coro é o mais antigo entre os grandes agentes sonoros coletivos. Antigos documentos do Egito e Mesopotâmia revelam-nos a existência de uma prática coral ligada aos cultos religiosos e às danças sagradas", disse Zebral.

Dentre as canções executadas pelo Madrigal Roda Viva, uma contou com a participação de percussionistas do grupo Frutos da África. Ela mesclava louvor e batuques.O coral encerrou seu espetáculo com a Nona sinfonia de Beethoven e foi aplaudido de pé pelos observadores.

Após a execução da música-tema do 10º Encanta Lafaiete, o diretor da Casa de Cultura e presidente da associação Cultural Madrigal roda Viva, Luiz Otávio, proferiu palavras para legalizar o lançamento do festival. "Como a poesia, a música retrata os estados da alma e as ondulações do coração. Concretiza os pensamentos invisíveis e descreve o que há de mais belo nos desejos e sensações do corpo", conclui Luiz Otávio.

No sábado, dia 26, a população poderá presenciar as vozes do Coral Paulo Siqueira na Capela Santo Antônio, a partir das 20h.