quarta-feira, 23 de julho de 2008

Primeira apresentação da Banda Sinfônica de Queluz


A Banda Sinfônica de Queluz apresentou-se ao público, pela primeira vez, na Capela Santo Antônio. O grupo havia ensaiado três peças para o dia, no entanto, o regente José Dioníso de Almeida propôs mais duas músicas, sendo a última de sua autoria, para a apreciação dos convidados. Integrante da Associação Artística e Cultural Madrigal Roda Viva, Dáfne explicou à platéia a origem da denominação "Banda Sinfônica". "As bandas militares ou civis, quando chegam ao seu máximo desenvolvimento, denominam-se, às vezes, Banda Sinfônica, caso em que incorporam oboés, fagotes, vários gêneros de clarineta, adicionando, ainda, cordas como violões, violoncelos, violinos, contrabaixos e vasta percussão: tímpanos, gongo ou tan-tan, buzinas e reco-reco", proferiu Dáfne.

A Banda Sinfônica de Queluz possui em sua formação músicos de várias partes e grupos da cidade. "Este é um sonho que realizamos. Ensaiamos três vezes antes desta apresentação, a primeira da nossa banda. Sou membro-fundador da Banda dos Aposentados Campo Alegre dos Carijós e Maestro da Banda Racional Universo em Desencanto da cidade. Percorri Lafaiete atrás de pessoas que quisessem unir e participar da nossa banda sinfônica. Mostramos o resultado aqui na Capela Santo Antônio", afirmou o regente da banda.

José Dionísio de Almeida também é professor de música, compositor, ensina vários instrumentos e trabalha com música no Colégio Santa Rita - Fasar.


Na quinta-feira, dia 24, o grupo convidado para dar seqüência as atividades da Semana Clássica será Coral Jovens a Mais Tempo e alunos da Escola Queluziana de Violas. A partir das 20h na Capela Santo Antônio.