quarta-feira, 23 de julho de 2008

Números do IX FACE

O 9º FACE terminou no domingo, dia 20. Foram dez dias de espetáculos. Dentre eles, os circenses na lona do Circo Vitória e peças teatrais na Casa do Teatro, nas praças Tiradentes e Chiquito Furtado, na quadra do Clube Carijós e no Teatro Municipal. De acordo com o balanço feito pela coordenação do FACE, Conselheiro Lafaiete recebeu cinco companhias de circo e 46 grupos de teatro. Cerca de 600 artistas passaram pela cidade, vindos de 38 cidades e dos seis estados participantes, a saber: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco.
Além das apresentações públicas, os artistas desfrutaram de sete dias de laboratórios com o tema Tudo a Fazer onde discutiam e socializavam o como fazer teatro.
Os diretores de cultura de Governador Valadares-MG e Anchieta-ES estiveram presentes com suas respectivas delegações de artistas.
O Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete promoveu em mais uma de suas nove edições, a arrecadação de alimentos. O ingresso à cada peça era um quilo de alimento não perecível por pessoa. No entanto, esta troca não foi obrigatória. Este ano a meta estipulada era de cinco mil quilos de alimentos. A coordenação contabilizou o total de 2.800 kg arrecadados.
Os promotores do FACE não se tomaram por satisfeitos com este número. Eles pretendiam ultrapassar os cinco mil quilos de alimentos. Mas, no entanto, estão contentes por levarem cerca de 20 mil pessoas ao teatro. O mantimento angariado será doado à Central de Solidariedade de Conselheiro Lafaiete por meio da Secretaria de Assistência Social, para ser distribuído à comunidade carente, ainda nesta semana.