quarta-feira, 23 de julho de 2008

Apresentações Clássicas na Capela Santo Antônio

Na terça-feira, dia 22, Mário e seus Amigos se apresentaram à população sob a regência do maestro Herculano Amâncio. Eles executaram duas peças, uma popular, O Trem, de Raul Seixas e um sacro. O pianista Heitor acompanhou a cantora lírica, Bianca em duas músicas, uma espanhola e Ave Maria. Logo em seguida, o Coral do Pequeri, de Congonhas, entre vozes e instrumentos clássicos executaram músicas, tendo o maestro Geraldo Juliano em seu comando.

A historiadora Mauricéia Ferreira Maia, ao apresentar as peças, explicou a origem da música sacra. "Esta música veio das catacumbas, onde os cristãos, perseguidos se reuniam. Eles só tiveram paz quando o imperador Constantino tomou o Cristianismo como religião oficial de Roma", afirmou a historiadora.
Desde segunda-feira, a capela Santo Antônio recebe grupos clássicos a partir das 20h. A entrada é franca. A iniciativa de a população ter este tipo de diversão, partiu da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo de Conselheiro Lafaiete e do grupo Madrigal Roda Viva.
A Semana Clássica (21 a 27 de julho) constitui uma etapa do III Festival de Inverno de Conselheiro Lafaiete. O último dia deste evento será dia 27 de julho no Teatro Municipal com a noite da seresta.
Hoje a Banda Sinfônica se apresenta na capela Santo Antônio.