quinta-feira, 31 de julho de 2008

Último dia do Festival de Rock de Garagem e do III FICO Lá

Encerraram-se as atividades do III Festival de Inverno de Conselheiro Lafaiete. A última etapa foi o 1º Festival de Rock de Garagem. Em três dias, 28, 29 e 30, onze bandas de rock passaram pela Concha Acústica da Praça do Cristo e mostraram seu trabalho.
Área Interditada, o primeiro grupo da noite, possui a mesma formação há quatro anos. "Em quatro anos produzimos músicas e nos apresentamos na região. No próximo ano, lançaremos um CD com 20 faixas", afirmou o guitarrista Gladson.
Etros, a banda seguinte que veio de Itabirito, recebeu este nome por ser um anagrama da palavra sorte. O vocalista, Felipe, falou sobre o público do Festival de Rock de Garagem, após seu show. "Já estamos juntos há um ano e prezamos uma platéia como esta. Não é uma multidão, mas são ouvintes atentos e gostam deste ritmo e desta ideologia de verdade. Isso é muito bom para o artista. A iniciativa de reunir pessoas que gostam de rock e que trabalham com rock é importante, pois a mídia se volta a este movimento", confidenciou Felipe.
Vindos do mundo gospel, os integrantes do Cuba na Jarra, apresentaram-se, pela primeira vez, para um número grande de pessoas. "Cantamos nas missas de domingo e há três meses resolvemos formar esta equipe. Cantamos num chá de bebê e agora para este tanto de gente no festival", disse o guitarrista, Renato.
Mago Zen encerrou o festival cantando hits de décadas passadas e sua música Sonho Infantil. "Em um ano e meio estamos na estrada e estamos felizes por participar deste evento, pois ele proporcionou visibilidade e interação entre as bandas da cidade", afirmou o baterista, Tales.
Ao entregar o certificado de participação aos músicos, membros da Secretaria de Cultura e Lazer subiram ao palco e receberam homenagem de Núbia Antonucci. "Agradeço a todos que fizeram este sonho possível. Cada um da equipe, foi devidamente escolhido para unir força à nossa equipe para desempenharmos o melhor trabalho possível", confidenciou a cantora, emocionada, ao citar o trabalho da secretaria para promover o III Festival de Inverno de Conselheiro Lafaiete.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Quatro bandas na terça-feira

Quatro bandas de rock subiram a Concha Acústica da Praça do Cristo, nesta terça-feira. Além das já programadas, Hangard e James K, o evento contou com Geração Radical e Náutica. Geração Radical foi a primeira da noite. No fim do show seu baixista, Dyonipher, falou sobre a formação do grupo. "Tocamos juntos há três anos e temos músicas próprias. Uma jornalista nos indicou à promotora deste evento, ensaiamos no susto e estamos aqui. Este tipo de festival é interessante, pois nos dá a oportunidade de termos contato com um público maior", afirmou o baixista.
Com o mesmo tempo de estrada, a Banda Hangard entoou músicas consagradas e sua música Rock de Garagem, que seria o single do festival. "Fizemos esta música aludindo à esta festa, a galera curtiu. Nossa intenção é levar rock de qualidade a quem gosta", afirmou o vocalista do Hangard, Silas. Ele ainda contou que, em outubro, eles lançarão um CD com composições próprias. Silas também parabenizou a organização do 1º Festival de Rock de Garagem. "Este tipo de promoção incentiva outras bandas a se arriscarem no mundo da música e a fazerem um trabalho ainda melhor", finalizou o vocalista.

Na seqüência, Náutica, possuidora do segundo lugar do Festival Pró Rock Megafest, concurso de bandas realizado em São Paulo, executou músicas já conhecidas de todos e sua música de trabalho que tem sido veiculado nas rádios, após a premiação da equipe. O vocalista, Lipe Bibiano comentou sobre o progresso do seu trabalho. "Temos um ano de formação e após nossa conquista num festival de São Paulo, recebemos seis horas de gravação. Já gravamos quatro canções e percebemos o nosso amadurecimento. Hoje foi importante para nós porque cantamos para a platéia da nossa própria cidade", disse o vocalista.

O último a se apresentar foi James K. Eles fizeram uma festa no palco. Além de relembrarem canções do Balão Mágico, entre outras infantis dos anos 80, o vocalista da trupe, Pablo, convidou cantores de outras bandas presentes no momento. "Fizemos uma bagunça organizada, misturamos músicas do agrado de todos. Nosso forte é o pop e o pessoal curte. Os vocalistas que passaram aqui são ótimos", exclamou Pablo ao convidar cantores presentes na platéia, coxia e palco. Ele ainda divulgou seu CD e explicou a origem de James K. "Este elenco surgiu da fusão de dois grupos, Meteora e Defaut. Nosso pontapé inicial foi na festa A+. Temos feito shows pela região e temos o projeto de lançar nosso CD em janeiro do próximo ano", anunciou o vocalista.


Na quarta-feira, último dia do 1º Festival de Rock de Garagem, as duas bandas principais em concerto serão Etros, de Itabirito e Mago Zen. Os grupos se apresentarão a partir das 20h.

Três bandas na abertura do 1º Festival de Rock de Garagem

A noite na Praça do Cristo, nesta semana começou com Rock and Roll. Este é o primeiro Festival de Rock de Garagem de Conselheiro Lafaiete. Três bandas passaram pela Concha Acústica e levaram muitos seguidores deste ritmo para assisti-las.
A primeira foi Unplugged. "Nós formamos este grupo há cinco meses. No início nos organizamos e há três meses já ensaiávamos as músicas", confidenciou o vocalista Ciro. O repertório dessa garotada mostrou-se bem variado. "Tocamos punk rock, pop rock nacional e internacional. Fazemos o que gostamos e que o povo curte. Não queremos rotular a nossa banda", explicou Ciro.

Entre os shows das bandas agendadas, um conjunto realizou seu sonho de cantar a uma platéia. "O sonho da minha vida era fazer um show público, apresentar-me, com nossas músicas para o povo e hoje o realizei", exclamou o vocalista da banda Loucos Liberais, Fábio d'Plá, entusiasmado assim que terminou seu show. Esta banda tocou cinco músicas. Todos os dias serão assim, haverá dois shows completos com os grupos já anunciados e entre eles, um conjunto da cidade apresentará mais rock aos convidados.

Para fechar a noite, a turma do Ramon Valdez brincou com o público, com músicas dos Mamonas Assassinas, momento em que um dos vocalistas da equipe se vestiu de mulher para deixar mais cômica sua interpretação. "Quisemos inovar depois de uma notícia irreverente que saiu sobre nós. Se o povo nos acha doidos, seremos doidos então. Em dois dias inserimos músicas com letras engraçadas e dos anos 80 para mexer e animar o pessoal que nos prestigia", disse uma das vocalistas da Ramon Valdez, Vivian Valdez, ao afirmar que o show seria mais interativo e faria as pessoas rirem.

Ramon Valdez já se apresenta na cidade e região. No fim do ano eles lançarão um CD com composições próprias. "Temos um projeto para sair neste ano ainda. Além dos shows, gostamos de ver o povo pulando lá embaixo e nós lá em cima, produziremos um CD com músicas feitas por nós", afirmou o baixista, Crys Valdez antes de subir para o palco.
Os músicos se impressionaram com a quantidade de espectadores na praça. "Gostei de ver a galera presente aqui. Segunda-feira, à noite, frio no Cristo e a arena cheia", frase de Vívian Valdez ao olhar o movimento das pessoas que chegavam e se acomodavam para os shows.
A promotora do evento, Fernanda Amado, montou este esquema de apresentação apostando nas diferenças das bandas. "Alguns grupos eu já conhecia. Outros foram indicações, até mesmos entre eles, um grupo indicou o outro e fomos os escalando. Agora, além dos dois shows principais, uma terceira banda mostrará seu trabalho, dando uma palhinha, com umas quatro músicas. Achamos isso legal, pois cada banda tem um perfil específico, agradam a quem prefere hardcore, punk rock, pop rock e assim vai", explicou Fernanda Amaro sobre o festival.


Nesta terça-feira, dia 29, a partir das 20h, a Concha Acústica na Praça do Cristo será palco de mais três bandas da cidade. Confira a programação e se divirta.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

1° Festival de Rock de Garagem será na Praça do Cristo

De hoje, dia 28, até quarta-feira, dia 30, a partir das 20h, seis bandas se apresentarão na Concha Acústica da Praça do Cristo. Serão dois shows por dia e uma participação especial entre as duas bandas. Cinco grupos são de Conselheiro Lafaiete, a saber, Unplugged, Ramon Valdez, Hangard, James K, Mago Zen e um de Itabirito, a Banda Etros.
Essa é a reta final do III Festival de Inverno de Conselheiro Lafaiete. Participe. Prestigie o trabalho dos novos músicos de sua cidade.







Clique na imagem e confira a genda de shows na Praça do Cristo


29º Festival de Congado em Conselheiro Lafaiete

Em mais um ano de sua edição o Festival de Congado reuniu, no último domingo, dia 27, quarenta bandas e admiradores desta arte que se mistura com religiosidade. Conselheiro Lafaiete possui a maior reunião de congadeiros todos os anos. Eles se reúnem no centro histórico da cidade, no último domingo de julho e festejam por todo o dia.
De acordo com Wagner Silva e seu artigo relacionado ao Congado Mineiro, denominado A Família do Congado, Conselheiro Lafaiete concentrou escravos em suas antigas fazendas. Fez parte do caminho do ouro e recebeu influências religiosas da igreja católica e abrigou pessoas pobres vindas de cidades vizinhas. Neste contexto, as bandas de Congado, que jamais desapareceram da região, começaram a se articular na periferia da cidade, existindo até hoje, apesar de todos os prejuízos sócio-culturais e sua degeneração folclórica. O município é considerado o segundo mais importante centro de Congado de Minas Gerais.
São onze grupos de Congado atuando em Conselheiro Lafaiete. Na tentativa de uma maior integração e difusão das tradições, esses grupos propõem a criação da Irmandade de Congadeiros Nossa Senhora do Rosário. Um pouco principalmente através de danças e cantos de raízes afros, revestidos de roupagem católica, principalmente pela devoção a Nossa Senhora do Rosário e aos santos protetores do congado. Segundo a tradição, o Congado sempre foi manifestação religioso-cultural de fé pela festa, mantida por pessoas de camadas sociais pobres, em geral negras.