segunda-feira, 21 de julho de 2008

Domingo, teatro e premiação do 9º FACE

O último dia do 9º FACE começou com uma carreata pela manhã. A população lafaietense presenciou quatro espetáculos antes da premiação. O primeiro a se apresentar foi o grupo teatral Solares da cidade Santa Luzia. A Praça do Cristo serviu de palco para o Auto do Boi. Chapeuzinho Vermelho da companhia teatral Argumento prendeu a atenção das crianças com os atores e o palco detalhadamente decorado no Teatro Municipal. A Máquina de Fazer Brinquedos da Trupe Teatral Pitaco, de Governador Valadares lotou a Casa do Teatro. Para findar as apresentações do dia, O Moço que Casou com Mulher Braba, do Grupo Rerigtiba de Anchieta, Espírito Santo se mostrou ao público.
PREMIAÇÃO
A premiação do 9º FACE contou com as delegações de artistas em clima de festa. Em seu discurso de encerramento, o secretário de cultura, lazer e turismo de Conselheiro Lafaiete, Geraldo Lafayette, comentou o quanto este festival cresceu e é importante para a cidade. "Nos primeiros anos, havia poucos recursos para realizar o FACE. Nesta nona edição, percebemos seu progresso. Antes apenas os atores se assistiam. Hoje podemos ver que o lafaietense comparece. Todos os espetáculos tiveram casa cheia e filas extensas para assisti-los", afirmou o secretário.
A ornamentação do palco da quadra do Clube Carijós para abrigar os vencedores do FACE homenageou o circo. Darcília Campos de Rezende entregou a cada ganhador o troféu com seu nome.
Na categoria Nacional, O Manual de Santo Antônio, da cidade Sabará, levou os prêmios de melhor texto original, melhora atriz com Natália Malaquias e melhor ator com Nhan de Andrade.
O grupo da atriz Déborah Soares de Poços de Caldas, conquistou o título de melhor espetáculo adulto. A melhor maquiagem, a melhor direção de rua, o melhor espetáculo de rua e a melhor atriz coadjuvante, Maria Nunes foram de O Vaqueiro que não Sabia Mentir. Em Defesa da Vida recebeu o prêmio de melhor ator com Lucas Pradino. Masculina, Feminino, da Companhia Adauto de Investigação de Ouro Preto angariou os títulos de melhor diretor/adulto, melhor trilha sonora, melhor espetáculo adulto.
O melhor espetáculo infantil ficou com Pé de Poesia, do Grupo Tupam de Patos de Minas. O melhor cenário foi da peça Nem Perdão nem Esquecimento, do Grupo Dois de Teatro e Dança de Belo Horizonte. A Mandrágora apresentou o melhor figurino.
Fábio Sena, diretor e ator do grupo barbacenense Cenarte e de Alfredo Vasconcelos, Meninas Gerais, recebeu os prêmios de melhor diretor/infantil com Quem Roubou o meu Futuro e melhor trilha sonora infantil.
No setor regional os ganhadores foram: Menopausa para Rir, de Conselheiro Lafaiete, com melhor texto original, melhor cenário, melhor direção com Wendell Murylo, melhor ator coadjuvante com Robinson Rodrigues, melhor ator Zé Ávila e melhor espetáculo adulto.
A Construção de Senhora de Oliveira foi agraciada com melhor direção, de Juliana Macedo e melhor trilha sonora.
Procura-se um Romeu recebeu os troféus de melhor maquiagem, melhor atriz coadjuvante com Lúcia Martins e melhora atriz com Deise Costa.
O melhor espetáculo infantil foi pega Ladrão, de Rio Espera, também da diretora Juliana di Conti Macedo. O melhor figurino ficou para Chapeuzinho Vermelho, de Cristiano Otoni. Melhores diretores de espetáculo adulto foram Antônio Apolinário e Débora Fariada Cia. Adauto de Teatro, de Ouro Preto.
Confira as fotos da premiação na nossa Galeria de Fotos.