segunda-feira, 28 de julho de 2008

29º Festival de Congado em Conselheiro Lafaiete

Em mais um ano de sua edição o Festival de Congado reuniu, no último domingo, dia 27, quarenta bandas e admiradores desta arte que se mistura com religiosidade. Conselheiro Lafaiete possui a maior reunião de congadeiros todos os anos. Eles se reúnem no centro histórico da cidade, no último domingo de julho e festejam por todo o dia.
De acordo com Wagner Silva e seu artigo relacionado ao Congado Mineiro, denominado A Família do Congado, Conselheiro Lafaiete concentrou escravos em suas antigas fazendas. Fez parte do caminho do ouro e recebeu influências religiosas da igreja católica e abrigou pessoas pobres vindas de cidades vizinhas. Neste contexto, as bandas de Congado, que jamais desapareceram da região, começaram a se articular na periferia da cidade, existindo até hoje, apesar de todos os prejuízos sócio-culturais e sua degeneração folclórica. O município é considerado o segundo mais importante centro de Congado de Minas Gerais.
São onze grupos de Congado atuando em Conselheiro Lafaiete. Na tentativa de uma maior integração e difusão das tradições, esses grupos propõem a criação da Irmandade de Congadeiros Nossa Senhora do Rosário. Um pouco principalmente através de danças e cantos de raízes afros, revestidos de roupagem católica, principalmente pela devoção a Nossa Senhora do Rosário e aos santos protetores do congado. Segundo a tradição, o Congado sempre foi manifestação religioso-cultural de fé pela festa, mantida por pessoas de camadas sociais pobres, em geral negras.