sexta-feira, 11 de julho de 2008

9° FACE Começou e o Circo Chegou

Começou, oficialmente a Mostra Circense, do 9º Festival de Artes Cênicas - FACE. Este ano o mote é o circo. Houve uma carreata pelo centro da cidade levando o público à Lona do Circo Vitória na Vila dos Engenheiros. Do dia 10 ao dia 13 de julho, os lafaietenses terão a oportunidade de assistir a espetáculos de outras cidades. Esta mostra é a 1° Olimpíada Circense da cidade e de Minas Gerais. Este intercâmbio, entre tradicionais circos mineiros, terá atividades como apresentações aos espectadores, oficinas, debates e palestras.
Quatro circos participam desta primeira edição e estão marcados para as 19h30m:

-Circo do Palhaço Lingüeta, Família Nogueira de Vespasiano. Espetáculo dia 10 de julho.

-Fantástico Circo Show de Ibirité. Espetáculo dia 11 de julho.

-Grupo Circo Aloma. Espetáculo dia 12 de julho.

-Circo Vitória. Espetáculo dia 13 de julho e partir das 19h.
Este ano o FACE reverencia o circo e seus artistas. Darcília Campos Rezende, do Circo Vitória, é a homenageada deste ano. "É um prazer imensurável participar deste festejo e divulgar a arte circense", disse a matriarca do circo Vitória, após a apresentação do Palhaço Lingüeta. O circo é umas das mais antigas artes de espetáculos do mundo. Teve origem em povos nômades da Eurásia. Existem muitos tipos de circo: de rua, tradicional, chinês, russo. O universo circense é na verdade um conjunto de diversas artes: malabares, palhaço, acrobacias, ilusionismo. A maioria das companhias de circo começa e continua nas famílias. "Comecei a trabalhar no picadeiro há dois anos. Vi meu irmão e meu pai numa fita de vídeo e me interessei. Meu pai criou meu persongem e hoje divirto as pessoas sendo o Palhaço Sorriso", comentou Aleff Nogueira, garoto de 13 anos, filho do Palhaço Lingüeta.

Entre os dias 14 e 20 de julho, o FACE apresentará espetáculos teatrais na Casa do Teatro, nas praças da cidade e no teatro municipal. Confira a programação no nosso blog e nos livretos distribuídos pela organização ou na Casa de Cultura.